"E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo [ goy kadosh ]. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel." Êxodo 19:6
Mas
o que seria exatamente a santidade, de acordo com a Bíblia?
De
que forma a santidade se relaciona, não apenas a uma só pessoa, mas a todos nós
como povo de Deus?
Rudolf
Otto, Teólogo Alemão, autor do livro The Ideia of the Holy, definia a santidade comomysterium tremendum
et fascinans, o senso de estar na presença de
algo vasto e inspirador. Eliezer Berkovits, rabino e teólogo, afirmava que a
palavra santo estava ligada mais com o
envolvimento de Deus com o ser humano do que com Seu mistério propriamente
dito.
Mas
essas explicações não são profundas o suficiente para nos esclarecer sobre o
real significado da santidade. É muito significante que a palavra santo /
santidade, aparece pela primeira vez na Bíblia estando relacionada ao Shabbat, o sábado; e pela segunda vez, estando relacionada ao
compartimento interno do Tabernáculo, chamado de Santo dos Santos.
É
neste contexto que podemos de uma melhor forma aprendermos sobre a santidade,
quando ela é aplicada à vida do povo como um todo e também de forma individual.
Antes
de mais nada, caro leitor, gostaria de esclarecer de antemão que não sou sabatista, e não prego a guarda do sábado da forma literal
como alguns pensam. Não quero neste estudo passar a impressão de que a lei do
sábado judaico é algo que se refere a nós.
Mas
para podermos entender o termo Santo e a Santidade, é preciso que compreendamos
o novo sentido que a graça de Jesus deu ao sábado. Ele como o novo Legislador
de uma nova aliança, tem a autoridade para ampliar o sentido da Lei, como o fez
no Sermão do Monte.
O Sábado Simboliza
a Santidade
Um
dos mais importantes conceitos que o herdamos do Judaísmo é a ideia do צמצום tzimtzum, a "contração ou auto-restrição divina",
envolvida no ato da criação do universo. O próprio conceito da criação envolve
um paradoxo.
O
conceito por trás da auto-restrição divina é a percepção da contradição entre o
finito e o infinito. Porque se Deus está em todos os lugares, como pode algo
mais existir além Dele?
A
palavra hebraica para "espaço" e "tempo" é עוֹלָם olam, que significa universo - a totalidade do espaço - e "eternidade" - a totalidade do tempo. Olam também significa"escondido", "oculto".
Por
isso, dentro da cultura hebraica encontramos a ideia de que espaço e tempo são
dimensões do elemento oculto de Deus, pois Ele está em uma dimensão que vai
além do espaço e do tempo, ninguém pode vê-lo.
Porém,
se Deus estivesse totalmente oculto, este universo não se sustentaria:
"O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder" Hebreus 1:3
Ao
mesmo tempo, de forma semelhante, a presença total de Deus neste mundo
ameaçaria a existência de todas as coisas:
"E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá." Êxodo 33:20
De
que forma então Deus poderia se revelar a este mundo, e como a santidade
estaria envolvida nesta revelação? A Torá traz uma resposta que é simples e ao
mesmo tempo profunda, que encontramos bem no início da Criação.
O
universo foi criado em seis dias, ainda que a Criação tenha levado sete dias ao
todo. O sétimo dia, porém, foi declarado por Deus como "santo" - significando simbolizar a "janela", o meio pelo qual nós podemos "ver" a presença de Deus. Como nós faríamos isso?Renunciando a nós mesmos como "criadores".
Novamente
digo que este é um tema de difícil entendimento, relembro que não me refiro ao
sábado da "folhinha", do calendário semanal - isto é algo muito
pequeno e limitado. Falo de algo maior. Mas acompanhe com atenção a explicação
que você entenderá.
No שַׁבָּת
Shabbat, sábado, todo מְלַאכְתּ֖וֹ
melakha, trabalho criativo, era proibido. Há
duas palavras utilizadas para o termo "trabalho" no Antigo Testamento:
·
Avodah עֲבֹדָה - que descreve um trabalho dificultoso,
árduo, geralmente feito por servos ou escravos; e
·
Melakha מְלַאכְתּ֖וֹ - Trabalho criativo, que envolve habilidade
específica, como o trabalho realizado por um artesão.
O
trabalho que Deus descansou é o Melakha - o trabalho criativo, no sétimo dia:
"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra - Melakha מְלַאכְתּ֖וֹ -, que tinha feito." Gênesis 2:2
Por
isso, no shabbat, nós nos tornamos mais passivos do que ativos. Nos tornamos
criaturas e não criadores. Nós renunciamos à nossa criatividade, para podermos
experimentar o Criador. O sábado é o "espaço", o "tempo"
que fazemos para Deus na nossa vida.
Veja
como era o caso do Tabernáculo. Era essencialmente uma tenda portátil, e, onde
quer que fosse montada, definia um espaço separado, santo, para Deus. Dentro
daquele espaço Deus era buscado e adorado.
As
imensas e detalhadas instruções de como o Tabernáculo deveria ser construído,
se assemelhavam aos inúmeras leis do sábado - simbolizando que nada no mundo da
santidade tem iniciativa da parte humana.
Para
entrar no lugar santo, tem que se renunciar à criatividade humana e
existencialmente se abrir para a Criatividade divina. Foi por isso que Nadabe e
Abiú morreram, por que tiveram uma iniciativa criadora que não lhes era lícita,
pois estavam no domínio da santidade.
E
no domínio do sábado, isto é, da santidade, somente Deus é o Criador:
"E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.
Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor." Levítico 10:1-2
Nem
todo espaço é sabático, nem todo espaço é santo, e Deus respeita isso, Ele vê
com bons olhos o trabalho e a criatividade humana. É isso que a Torá quer dizer
quando fala que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, pois como Ele, nós
também somos criativos.
Mas
Deus nos convida a trazer o sábado, a santidade, para cada aspecto da nossa
vida. Santidade é o espaço que nós fazemos para Deus. Santidade está para a
humanidade como equivalente ao tzimtzum, a auto-restrição ou a renúncia divina.
O
Próprio ato da Criação envolveu renúncia. Para que o homem recebesse o seu
"poder" criativo - o uso da linguagem e da fala, a capacidade de
pensar e se comunicar, entender, imaginar o futuro e fazer escolhas - Deus teve
que criar mais do que um homo sapiens.
Ele
teve que permitir que houvesse espaço para as ações humanas. É algo que
expressa um profundo amor e generosidade. Assim, o ponto em que podemos
experimentar a presença de Deus é a renúncia de si mesmo.
Assim
como Deus, por meio de um ato de auto-limitação, criou espaço no universo para
as ações humanas, assim o homem tem que renunciar a si mesmo e abrir um espaço
para Deus, em seu coração e na sua prática de vida.
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" Mateus 16:24
Essa
é a atual e verdadeira interpretação do sábado. É um espaço ou tempo vazio, em
nós mesmos, que somente Deus pode preencher. É quando o "Eu" fica
silenciado. É o esvaziar-se de si mesmo. Uma figura marcante nas escrituras é a
do vazo vazio, sendo preenchido por unguento puro.
Uma
antiga tradição conta que quando o General Romano Pompeu invadiu Jerusalém e
entrou no Templo, ele ficou impressionado que o lugar chamado de Santo dos
Santos estavavazio. Ele esperava encontrar ali o mais
sagrado de todos os ídolos de Israel.
Mas
Pompeu achou apenas um "espaço vazio". Espaço este que só Deus preenchia, uma vez ao
ano, no יוֹם כִּפּוּר yom kippur,
o dia do perdão.
Santidade
é o espaço que abrimos para Deus falar em nós, quando renunciamos o nosso
propósito e aceitamos a vontade divina, permitindo que haja espaço para o
propósito divino em nossas vidas.
Uma Nação Santa
Este
é o significado das palavras de Êxodo 19:6 - וְג֣וֹי קָד֑וֹשׁ
goy kadosh - uma nação santa. No Sinai, os
Israelitas se tornavam em nação, unidos pela palavra de Deus formavam um só
corpo. A palavra goy, juntamente com sua cognata גויתו geviya, significa nação e corpo.
"Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros." Romanos 12:5
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